segunda-feira, 1 de maio de 2017

ESCORÇO BIOGRÁFICO DE FRANCISCO WALTER LEITE                    TEÓFILO

                                                 Francisco Walter Leite Teófilo nasceu nesta cidade de Fortaleza no dia 1º de setembro de 1940, sendo filho do Engenheiro Agrônomo Mário Parente Teófilo, o qual foi Chefe do Setor de Irrigação, além de Professor da Universidade Federal do Ceará, vindo a falecer prematuramente, um dia antes do aniversário do filho caçula, que iria completar 15 anos, razão por que esse jovem foi compelido a trabalhar a fim de ajudar não apenas no sustento da mãe, de prendas domésticas, mas também de suas irmãs adolescentes, daí se podendo aquilatar o esforço desse moço que se tornou homem, por assim dizer, tão novo, substituindo o seu pranteado extinto como se fora um verdadeiro pai de família.
                                                 O seu primeiro e único emprego foi justamente na UFC, donde a alegria de sua mãe e mestra para com esse filho que substituiu a figura paterna.
                                           Aos 23 anos houve por bem       se casar  com a Srta.  Maria Aparecida      Carvalho,       a qual
introduziu no seu nome de família, o patronímico do esposo. Eu tive o prazer de conviver com o Walter Teófilo por não menos de quatro anos, quando ele era  Secretário do Instituto de Química da UFC, ao tempo em que o meu irmão Antônio Enéas Mendes Bezerra foi Diretor da referida instituição.
Mais tarde foi Prefeito da Universidade, exercendo esse mister com esmero e dedicação em várias administrações, por diversos mandatos, sem falar na Presidência  da Associação dos Servidores da UFC. Caro colega Mário Parente Teófilo Neto, o seu saudoso genitor não apenas se dedicou à Universidade Federal do Ceará, mas acima de tudo à sua família, sem que se possa esquecer a lhaneza para com os colegas da UFC, onde deixou inúmeros amigos, quer entre os Professores, quer com os funcionários mais humildes. Tenho a convicção  que Deus o receberá na Corte celeste e certamente protegerá a sua família hoje e sempre.

ADEMAR MENDES BEZERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário